POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO
Este documento é parte integrante dos Termos e Condições de Uso do Site. Caso haja conflito entre as disposições de ambos os documentos, deve prevalecer o que estiver estabelecido no mais específico. Apenas produtos adquiridos pela plataforma de e-commerce estarão abrangidos por esta política.
1. Abrangência
Os motivos aceitos para uma solicitação de troca ou devolução são:
• Produto com defeito - quando for constatado um defeito no produto dentro de 7 dias corridos a contar do recebimento. (Saiba mais no Item 3)
• Produto danificado no transporte - quando ao receber é visível que o produto foi danificado no transporte.
• Arrependimento - quando após a compra o cliente reflete sobre a mesma e decide desfazer o negócio dentro de 7 dias corridos a contar do recebimento.
• Produto diferente do solicitado - quando é enviado por engano um produto diferente do que o solicitado.
Quando surgir a necessidade de trocar ou devolver um produto o cliente deverá submeter sua solicitação via whatsapp (11) 93931-7374, se identificando através do CPF e número do pedido. Toda solicitação será analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.
Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone, número do cartão de crédito, perguntas técnicas sobre o produto e instalação, assim como documento de valor fiscal do prestador de serviço que a realizou, ressaltando que o produto não pode ter sofrido nenhum tipo de adaptação/alteração.
Sendo procedente a solicitação será enviado um link para acesso ao formulário e preenchimento do mesmo, para darmos sequência ao processo e envio do código de logística reversa.
Os motivos aceitos para uma solicitação de garantia são:
• Produto com defeito - quando for constatado um defeito no produto dentro de 90 dias corridos a contar do recebimento. (Saiba mais nos Itens 6 e 7)
Quando surgir a necessidade de trocar ou devolver um produto o cliente deverá submeter sua solicitação via whatsapp (11) 93931-7374, se identificando através do CPF e número do pedido. Toda solicitação será analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.
Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone, número do cartão de crédito, perguntas técnicas sobre o produto e instalação, assim como documento de valor fiscal do prestador de serviço que a realizou, ressaltando que o produto não pode ter sofrido nenhum tipo de adaptação/alteração.
Sendo procedente a solicitação será enviado um link para acesso ao formulário e preenchimento do mesmo, para darmos sequência ao processo e envio do código de logística reversa.
Em conformidade com a Lei 13.709/18 (“LGPD”) a TPARTS Autopeças declara que tratará os dados pessoais do Cliente quando necessário e com a finalidade de prestação dos serviços de troca e devolução, declarando, ainda, que os dados do cliente serão armazenados ou arquivados em formato eletrônico e/ou físico pela duração pelo prazo necessário para o cumprimento de exigências legais.
Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.
As informações coletadas são tratadas dentro da Tparts e somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) para prestação adequada dos serviços objeto de suas atividades com empresas parceiras; (ii) proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de armazenamento de informações e (v) com as empresas do grupo TPARTS Autopeças.
2. Conferência e recusa de pedidos
Para que você receba sua compra sem complicações, atente-se a detalhes importantes a serem observados no momento do recebimento do pedido.
Não aceite produtos com a embalagem aberta, violada ou danificada. Isso também vale para embalagem danificada por conta do transporte. E não se esqueça de conferir se os produtos correspondem com o seu pedido ou aqueles que se apresentam na nota fiscal.
Caso você perceba que o seu pedido está divergente do solicitado, incompleto, sem partes ou acessórios dos produtos faltando, recuse o pedido. Confira o nosso passo a passo abaixo e saiba como proceder:
- Recuse a entrega do produto;
- Não assine o canhoto;
- Coloque uma observação no verso da Nota Fiscal e do comprovante do transportador, explicando o motivo da recusa;
- Comunique o acontecimento para o nosso SAC ou entre em contato por meio do telefone.
O entregador não poderá manusear ou testar os produtos recebidos.
3. Troca de produtos com defeito
A TPARTS Autopeças efetuará a troca do(s) produto(s) adquirido(s) por seus Clientes que apresentem defeitos, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Na hipótese de constatação de vício ou defeito, o Cliente deverá comunicar a Central de Atendimento ao Cliente e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.
O prazo para solicitação de troca/devolução de um item com defeito diretamente com a TPARTS Autopeças é de até 7 (sete) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, a nível de cortesia a TPARTS intermediará a negociação de troca/garantia diretamente com o fabricante.
A devolução do item com defeito só não será concedida se a comunicação ou envio ocorrerem fora dos prazos indicados, produtos violados ou adulterados, contaminados por impurezas, produtos ou componentes danificados durante a instalação, devido o manuseio incorreto ou uso de substâncias inadequadas, produtos utilizados fora do padrão recomendado pelo fabricante do veículo, incluindo adaptações, transformações, customizações, etc ou produtos recuperados por terceiros.
Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o Cliente poderá optar por:
• Vale Compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado com prazo de validade a consultar;
• Troca por outro produto disponível na TPARTS Autopeças do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
• Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, que ocorrerá de acordo com a forma de pagamento utilizada.
Observando-se o prazo e requisitos para solicitação de troca/devolução de itens com defeito, os custos para devolução e reenvio da primeira solicitação, como cortesia são pagos pela TPARTS Autopeças.
4. Arrependimento da compra
Caso o Cliente se arrependa de uma compra efetuada poderá exercer seu direito de desistência/devolução ao manifestar seu interesse na Central de Atendimento ao Cliente no prazo de 7 (sete) dias corridos a contar do recebimento do produto.
O produto não poderá apresentar qualquer indício de uso, embalagem violada, lacre violado, ou danos causados com evidente abertura da embalagem. O cliente deverá encaminhar fotos que comprovam essas condições.
O pedido de troca/devolução passará por uma avaliação, com devolutiva em até 7 dias úteis, para verificar se houve utilização do produto ou sua destruição, ainda que parcial, o que invalida a possibilidade de devolução. Também será avaliado se as condições descritas no item abaixo (procedimento de trocas e devoluções) foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.
Passando pela validação o Cliente poderá optar por receber um vale-compras no valor total pago ou a restituição do valor pago que ocorrerá de acordo com a forma de pagamento utilizada.
5. Procedimento de Trocas e Devoluções
Nos casos de trocas e devoluções por defeito, arrependimento ou pedido divergente, além das condições já indicadas acima, após análise e autorização da solicitação, será enviado ao cliente, via whatsapp (11) 93931-7374, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC ou via transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.
As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:
• Possuir todos os itens, acessórios originais, manual de instruções e todos os brindes caso tenham sido enviados;
• Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem, inclusive anotações;
• Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
• Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.
Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos defeitos e também se as condições descritas acima foram cumpridas.
Não será autorizada a troca/devolução nos seguintes casos:
• Requerimento realizado fora do prazo;
• Produtos violados ou adulterados;
• Produtos contaminados por impurezas;
• Produtos ou componentes danificados durante a instalação, devido o manuseio incorreto ou uso de substâncias inadequadas;
• Produtos utilizados fora do padrão recomendado pelo fabricante do veículo, incluindo adaptações, transformações, customizações, etc
• Produtos recuperados por terceiros
Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução será apresentado um laudo ao cliente com os motivos da recusa, sendo o produto disponibilizado para retirada ou novo envio, assumindo o cliente os custos com o frete.
A devolutiva será feita dentro de até 7 dias, constatado o defeito no produto, o Cliente poderá optar pela substituição do item danificado, vale compras incluindo o valor do frete ou a restituição do valor total pago conforme abaixo.
Para os casos em que ocorrerá a restituição do valor pago, a TPARTS Autopeças adotará as providências e os valores serão restituídos ao Cliente de acordo com o meio de pagamento utilizado para realização da compra: sendo (i) depósito em conta corrente, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, ou (ii) acionamento da administradora de cartão de crédito, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme a data de fechamento da fatura de cartão de crédito.
Os prazos para restituição só serão computados a partir da devolução do(s) produto(s) no centro de distribuição da TPARTS Autopeças.
Produtos em Promoção ou Produtos em Queima de Estoque que apresentarem defeito ou não puderem ser enviados por problemas de disponibilidade, a loja reserva-se no direito de reembolsar o cliente no valor pago pelo produto, não tendo a obrigação de repor o produto.
6. Garantia HiParts – Produtos de Importação
Os produtos HiParts contam com a garantia legal de 90 (noventa) dias corridos a partir da data de recebimento nos termos do artigo 26 da lei 8078/1990 do Código de Defesa do Consumidor.
Para que seja concedida a garantia nos termos acima, as condições previstas no item “Procedimento de Trocas e Devoluções” devem ser atendidas integralmente.
O cliente deverá submeter sua solicitação via site ou telefone, se identificando através do CPF e número do pedido. Toda solicitação é analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.
Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone, número do cartão de crédito, perguntas técnicas sobre o produto e instalação, assim como documento de valor fiscal do prestador de serviço que a realizou.
No caso de produtos de Importação, a peça é enviada para nossa equipe de garantia para que o laudo saia o mais breve possível, lembrando que eles têm prazo de até 30 dias corridos para responder e julgar a procedência do caso, podendo gerar duas situações:
PROCEDENTE: Constatado o dano no produto, o cliente poderá optar pelas seguintes opções:
• Vale Compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
• Troca por um produto igual ou outro disponível na TPARTS Autopeças, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
• Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.
NÃO PROCEDENTE: será emitido um laudo técnico especificando o motivo e o cliente não tem direito ao ressarcimento de nenhuma das peças e assume a responsabilidade dos custos com o frete de retorno.
Ressaltamos que a nossa equipe fará todo possível para agilizar o processo.
7. Produtos de Outros Fabricantes
Produtos das demais marcas, estão cobertos por garantia que apresentarem defeito, ou seja, dentro do prazo de 90 dias corridos a partir da data do recebimento nos termos do artigo 26 da lei 8078/1990 do Código de Defesa do Consumidor, devem ser encaminhados para TPARTS Autopeças, a mesma a título de cortesia irá encaminhar a solicitação para o fabricante e seguirá os prazos e processo do mesmo, que leva em média 60 dias corridos para dar o retorno de resposta.